O SORRISO DE PANDORA

“Jamais reconheci e nem reconhecerei a autoridade de nenhuma pretensa divindade, de alguma autoridade robotizada, demoníaca ou evolutiva que me afronte com alguma acusação de pecadora, herege, traidora ou o que seja. Não há um só, dentre todos os viventes, a quem eu considere mais do que a mim mesma. Contudo nada existe em mim que me permita sentir-me melhor do que qualquer outro vivente. Respeito todos, mas a ninguém me submeto. Rendo-me à beleza de um simples torrão de terra, à de uma gotícula de água, à de uma flor, à de um sorriso de qualquer face, mas não me rendo a qualquer autoridade instituída pela estupidez evolutiva da hora. Enfim, nada imponho sobre os ombros alheios, mas nada permito que me seja imposto de bom grado Libertei-me do peso desses conceitos equivocados e assumi-me como agente do processo de me dignificar a mim mesma, como também a vida que me é dispensada. Procuro homenageá-la com as minhas posturas e atitudes e nada mais almejo. É tudo o que posso dizer aqueles a quem considero meus filhos e filhas da Terra. “ In O SORRISO DE PANDORA, Jan Val Ellam

domingo, maio 05, 2002

NOTA À MARGEM

Hoje, dia cinco de Maio é dia da Mãe em Portugal... É um data alterada que já nada tem com a data inicial que era o dia da Nossa Senhora também. Mas por motivos sempre políticos, comerciais e outros, desviam-se as datas e os sentidos das coisas para se Vender apenas "presentes" e "comemorar" o lado banal e comercial dos interesses vários do dominante Capital e Impérios monetários para onde caminhamos todos a passos galopantes enterrados no lodo da vida - dinheiro, dinheiro, dinheiro...Só interessa o dinheiro como antigamente se matava por Ouro! Tudo se vende tudo se compra e tudo custa dinheiro e a "troca" humana já de nada vale nem as pessoas se não tiverem uma choruda conta bancária... Respeito, dignidade, amor? A Mãe também se compra com um presente... ou se contenta com um cheque...O dia da mãe é um dia meramente comercial e de burgueses que vão ao Centro Comercial Vasco da Gama comprar "topo de gama"?...

"Ó minha mãe minha amada ... quem tem mãe tem tudo ...quem não tem mãe não tem nada" -

Sim eu fiquei muito zangada quando mudaram a data do feriado e se preparam para mudar outros, porque a classe política é a mais insensível e cretina que existe ao cimo da terra. Vivem para a sua vanglória e para o seu ego miserável, faminto de honras e de poder a fingir que cuidam de um País...o País de que eles se servem para ter honras e poder, e brincar às guerras uns com os outros (meninos!) mais nada. Não há qualquer sentido de Humanidade nem de verdade ou consciências por aí. Há trinta anos atràs tentei mudar o regime faschista e de direita... depois fui obrigada a mudar de País, agora só se mudasse de Planeta...
Sim, estou muito zangada com o que vai pelo mundo...

Mas ainda me pergunto: será que esses "filhos da mãe" os que fazem política e as guerras tiveram mesmo Mãe?
"Uma senhora na sala e uma puta na cama?", como diz a anedota! (não a mesma, claro!)
Voltando ao ponto de que parto sempre, eis o nó da questão: penso, consistentemente, que se os Homens tivessem Uma Mãe verdadeira e inteira, não dividida (insisto, insisto!) a mulher em duas: uma para ter em casa guardada ou a trabalhar por conta e outra para gozar à farta na rua... Talvez os homens fossem mais humanos e mais Homens também e houvesse mais sentido de Verdade e Justiça, quer na política quer em casa ou na vida em geral.O fosso é cavado sempre na inferioridade social e sexual da mulher e só quando o homem é "gay" se torna igualmente inferior e igual à mulher! Porque será?

Bom eu devia estar a falar do "dia da Mãe" e não dos "filhos da mãe"... mas é que todos os dias são deles e eles depois ainda mudam um dia ou outro que por suposto nos pertenceria...Não é para ficar irritada?

Sem comentários: