O SORRISO DE PANDORA

“Jamais reconheci e nem reconhecerei a autoridade de nenhuma pretensa divindade, de alguma autoridade robotizada, demoníaca ou evolutiva que me afronte com alguma acusação de pecadora, herege, traidora ou o que seja. Não há um só, dentre todos os viventes, a quem eu considere mais do que a mim mesma. Contudo nada existe em mim que me permita sentir-me melhor do que qualquer outro vivente. Respeito todos, mas a ninguém me submeto. Rendo-me à beleza de um simples torrão de terra, à de uma gotícula de água, à de uma flor, à de um sorriso de qualquer face, mas não me rendo a qualquer autoridade instituída pela estupidez evolutiva da hora. Enfim, nada imponho sobre os ombros alheios, mas nada permito que me seja imposto de bom grado Libertei-me do peso desses conceitos equivocados e assumi-me como agente do processo de me dignificar a mim mesma, como também a vida que me é dispensada. Procuro homenageá-la com as minhas posturas e atitudes e nada mais almejo. É tudo o que posso dizer aqueles a quem considero meus filhos e filhas da Terra. “ In O SORRISO DE PANDORA, Jan Val Ellam

quinta-feira, junho 13, 2002


AGUSTINA BESSA-LUÍS

"AFORISMOS"

O amor é a ordem do universo, a sua lei eterna e que proíbe a emancipação da matéria.

Ninguém pode avaliar o amor humano; do pouco que ele se comunica alimentam-se milénios de fé, rasgam-se caminhos terríveis, edificam-se cidades inteiras. Basta que alguém um dia se anime desse terrível fogo, e toda uma geração reage ao seu esplendor; fica a lembrança dum mundo destruído, na alma pairante do universo; não morre, corre como o vento no interior de toda a matéria, abre as fontes com o seu hábito que, no entanto, ninguém, durante um século mais, poderá exalar dos próprios pulmões.

AMAR NÃO É CLASSIFICAR NEM COMBATER - É CONHECER A MORTE.

AMA TODAS AS COISAS COMO SE AS FOSSES PERDER.

EM AMOR NÃO HÁ INFÂMIAS, HÁ RECURSOS.

O AMOR NÃO TEM NADA A VER COM OS SENTIMENTOS.

Vou ficar por aqui em matérias de Aforismos.

NOTA À MARGEM:

Agustina Bessa-Luís será meia desconhecida para nós e sobretudo para os brasileiros, mas é uma escritora de dimensão única e com uma obra vastíssima capaz de apaixonar e concentrar nela qualquer leitor ávido de sabedoria ETERNA e conhecimento profundo da psique humana. Eu li quase metade dos seus livros, num só fôlego, e de Saramago não consegui ler um único...Talvez simpatize mais com a pessoa de Saramago do que com a sua obra, enquanto que tenho pouca simpatia por Agustina (?) e li mais de quinze livros seus. Porque será não sei! O amor de facto não é um sentimento...

Sem comentários: