O SORRISO DE PANDORA

“Jamais reconheci e nem reconhecerei a autoridade de nenhuma pretensa divindade, de alguma autoridade robotizada, demoníaca ou evolutiva que me afronte com alguma acusação de pecadora, herege, traidora ou o que seja. Não há um só, dentre todos os viventes, a quem eu considere mais do que a mim mesma. Contudo nada existe em mim que me permita sentir-me melhor do que qualquer outro vivente. Respeito todos, mas a ninguém me submeto. Rendo-me à beleza de um simples torrão de terra, à de uma gotícula de água, à de uma flor, à de um sorriso de qualquer face, mas não me rendo a qualquer autoridade instituída pela estupidez evolutiva da hora. Enfim, nada imponho sobre os ombros alheios, mas nada permito que me seja imposto de bom grado Libertei-me do peso desses conceitos equivocados e assumi-me como agente do processo de me dignificar a mim mesma, como também a vida que me é dispensada. Procuro homenageá-la com as minhas posturas e atitudes e nada mais almejo. É tudo o que posso dizer aqueles a quem considero meus filhos e filhas da Terra. “ In O SORRISO DE PANDORA, Jan Val Ellam

sábado, dezembro 06, 2003


A HERANÇA DOS BÁRBAROS...


OU A NOSSA CIVILIZAÇÃO AINDA!


“Por todo o mundo antigo, as populações viam-se agora atiradas umas contra as outras, assim como os homens se viam atirados contra as mulheres e contra outros homens. Errando ao deus dará por este mundo em desintegração, multidões de refugiados fugiam de suas terras natais, procurando desesperadamente um refúgio, um lugar seguro onde se acoitar.

Mas no seu novo mundo não restava um lugar assim. Pois este era agora um mundo no qual, tendo privado violentamente de todo o poder da Deusa e a metade feminina, reinavam deuses e homens guerreiros. Era um mundo no qual a Espada, e não o Cálice, seria doravante supremo, um mundo no qual a paz e a harmonia se descobririam apenas nos mitos e lendas de um passado há muito perdido."


(...)
"A redução violenta das mulheres, bem como dos seus filhos do sexo feminino como do masculino, ao estatuto de meras possessões dos homens encontram-se documentadas igualmente na prática dos kurgans ." (- invasores bárbaros vindos das Estepes que destruiram o mundo antigo, antes da nossa era "cristã" - nota pessoal) ( note-se que ainda hoje os indianos praticam essa regra, mas abortando sistemàticamente só as meninas em toda a India...)

in O CÁLICE E A ESPADA
A NOSSA HISTÓRIA O NOSSO FUTURO


DE RIANE EISLER

Sem comentários: