O SORRISO DE PANDORA

“Jamais reconheci e nem reconhecerei a autoridade de nenhuma pretensa divindade, de alguma autoridade robotizada, demoníaca ou evolutiva que me afronte com alguma acusação de pecadora, herege, traidora ou o que seja. Não há um só, dentre todos os viventes, a quem eu considere mais do que a mim mesma. Contudo nada existe em mim que me permita sentir-me melhor do que qualquer outro vivente. Respeito todos, mas a ninguém me submeto. Rendo-me à beleza de um simples torrão de terra, à de uma gotícula de água, à de uma flor, à de um sorriso de qualquer face, mas não me rendo a qualquer autoridade instituída pela estupidez evolutiva da hora. Enfim, nada imponho sobre os ombros alheios, mas nada permito que me seja imposto de bom grado Libertei-me do peso desses conceitos equivocados e assumi-me como agente do processo de me dignificar a mim mesma, como também a vida que me é dispensada. Procuro homenageá-la com as minhas posturas e atitudes e nada mais almejo. É tudo o que posso dizer aqueles a quem considero meus filhos e filhas da Terra. “ In O SORRISO DE PANDORA, Jan Val Ellam

quinta-feira, março 18, 2004

" No livro O Choque das Civilizações, Samuel P. Huntingon escreveu que a cultura substituirá a ideologia como principal causa de conflito no séc. XXI. Previu o choque entre a “arrogância ocidental, a intolerância islâmica e a firmeza chinesa”
J.Contreras. - in Newseek

DA ARROGÂNCIA OCIDENTAL À INTOLERÂNCIA ISLÂMICA...
SEMPRE A MESMA ORDEM PATRIARCAL SECULAR APOLOGISTA DA VIOLÊNCIA E DA FORÇA. PELA GUERRA OU PELO TERROR!!!


- Civilizações patriarcais de domínio de uma metade da humanidade por outra metade e imposição da força do MAIS FORTE e em que a mulher foi e é ainda inteiramente subjugada e desvalorizada, tanto no ocidente como no oriente.

"O TRIUNFO DO OCIDENTE..." ?

(...) O Islão ao negar acesso ás escolas e educação às mulheres, ao seguir uma via religiosa em termos políticos, condenou-se ao atraso tecnológico. É diferente ser educado por uma mãe que estudou ou por uma mãe analfabeta" in Jornal de Notícias- Carlos Mota
(artigo saído há meses)

Nós, os Países do Ocidente, “os que liderámos o mundo espalhando a nossa Cultura...” como diz o autor desse artigo...andamos às turras há milheres de anos...


MAS QUE CIVILIZAÇÕES SÃO ESTAS, QUE CULTURAS?
A DA CRUELDADE DO HOMEM - MACHO


“As vias da crueldade são diversas. Substituindo-se à selva, a conversa permite á nossa bestialidade dispender-se sem dano imediato para os nossos semelhantes. Se, pelo capricho de uma potência maléfica, perdêssemos o uso da fala, ninguém mais ficaria em segurança. Conseguimos transferir para os nossos pensamentos a necessidade de assassínio, desde sempre inscrita no nosso sangue: essa acrobacia explica por si só a possibilidade, e a permanência, da sociedade.

Deveremos concluir que logramos assim triunfar sobre a nossa corrupção nativa, os nossos talentos homicidas? (...)

A crueldade que herdamos, de que dispomos, não se deixa domar com tanta facilidade; enquanto não nos lhes entregarmos por completo e não a esgotamos,conservamo-la no mais secreto de nós, e não nos emancipamos dela.

O assassino caracterizado medita as suas infâmias, prepara-a, consuma-a, e, ao consumá-la, livra-se por um tempo dos seus impulsos; em contrapartida aquele que não mata porque não é capaz de matar, embora sinta vontade de o fazer, o assassino irrealizado, veleitário e elegíaco da carnificina, comete em espírito um número ilimitado de crimes, e mortifica-se e sofre muito mais do que o outro que carrega o remorso de todas as abominações que não soube perpetrar. Do mesmo modo, o que não se atreve a vingar-se envenena os seus dias, amaldiçoa os seus escrúpulos e esse acto contra a natureza que é o perdão.”(...)

EMILE CIORAN

Adenda:

O que o autor não disse nem se calhar viu, diz a ciência:

(in Diário de notícias – entrevista)
Sofia Jesus

O CROMOSSOMA Y ESTÁ M DECADÊNCIA

“O cromossoma Y é uma versão decadente do X. Todos sabemos isto. “

- No seu livro diz que o gênero masculino está em declínio. Porquê?

- “A masculinidade é um processo que está sempre em decadência. Se olharmos a posição actual dos homens e das mulheres, não só social como emocionalmente, mas também biologicamente, verificamos que os homens se estão a sair muito pior do que antes.”


Steve Jones
Professor de Genética

Sem comentários: