O SORRISO DE PANDORA

“Jamais reconheci e nem reconhecerei a autoridade de nenhuma pretensa divindade, de alguma autoridade robotizada, demoníaca ou evolutiva que me afronte com alguma acusação de pecadora, herege, traidora ou o que seja. Não há um só, dentre todos os viventes, a quem eu considere mais do que a mim mesma. Contudo nada existe em mim que me permita sentir-me melhor do que qualquer outro vivente. Respeito todos, mas a ninguém me submeto. Rendo-me à beleza de um simples torrão de terra, à de uma gotícula de água, à de uma flor, à de um sorriso de qualquer face, mas não me rendo a qualquer autoridade instituída pela estupidez evolutiva da hora. Enfim, nada imponho sobre os ombros alheios, mas nada permito que me seja imposto de bom grado Libertei-me do peso desses conceitos equivocados e assumi-me como agente do processo de me dignificar a mim mesma, como também a vida que me é dispensada. Procuro homenageá-la com as minhas posturas e atitudes e nada mais almejo. É tudo o que posso dizer aqueles a quem considero meus filhos e filhas da Terra. “ In O SORRISO DE PANDORA, Jan Val Ellam

sábado, abril 22, 2006

Porque amanhã é domingo?




HÁ UMA GRANDE BELEZA NO MUNDO,
MAS A PAR DISSO
HÁ TAMBÉM O GRANDE HORROR QUE OS HOMENS CRIARAM...
A GUERRA, A ESCRAVIDÃO AINDA,
A EXPLORAÇÃO SEXUAL DE MULHERES,
A FOME A DOENÇA
E UMA MISÉRIA CADA VEZ MAIOR...

EXISTE A NATUREZA E TODA A SUA GRANDEZA,
O NASCER E O POR DO SOL, A POESIA E O AMOR...
MAS EXISTE AINDA A VIOLÊNCIA,
A VIOLAÇÃO DAS MULHERES,
O ABUSO DE MENORES.

FICO DIVIDIDA ENTRE A BELEZA DE UM TEXTO
OU POEMA,
UMA PEÇA DE MÚSICA, UMA PINTURA, UMA FLOR...
MAS OS HORRORES QUE VEJO
SÃO TESTEMUNHOS DA GRANDE MISÉRIA DO MUNDO
E A IGNORÂNCIA HUMANA...

FICO SEM SABER A QUE DAR PRIORIDADE...
SE A DENUNCIAR A MALDADE GRATUITA DOS HOMENS,
SE ELEGER UMA PAISAGEM SERENA
OU UM POEMA DE ENCANTAR...

...OU SE SIMPLESMENTE OPTE POR MEDITAR...

(SERÁ ESSA UMA FORMA DE ESQUECER OU ME ELEVAR?)

r.l.p.

Sem comentários: