O SORRISO DE PANDORA

“Jamais reconheci e nem reconhecerei a autoridade de nenhuma pretensa divindade, de alguma autoridade robotizada, demoníaca ou evolutiva que me afronte com alguma acusação de pecadora, herege, traidora ou o que seja. Não há um só, dentre todos os viventes, a quem eu considere mais do que a mim mesma. Contudo nada existe em mim que me permita sentir-me melhor do que qualquer outro vivente. Respeito todos, mas a ninguém me submeto. Rendo-me à beleza de um simples torrão de terra, à de uma gotícula de água, à de uma flor, à de um sorriso de qualquer face, mas não me rendo a qualquer autoridade instituída pela estupidez evolutiva da hora. Enfim, nada imponho sobre os ombros alheios, mas nada permito que me seja imposto de bom grado Libertei-me do peso desses conceitos equivocados e assumi-me como agente do processo de me dignificar a mim mesma, como também a vida que me é dispensada. Procuro homenageá-la com as minhas posturas e atitudes e nada mais almejo. É tudo o que posso dizer aqueles a quem considero meus filhos e filhas da Terra. “ In O SORRISO DE PANDORA, Jan Val Ellam

quarta-feira, junho 20, 2007

MÃE TERRA...


Meu amor, como sofro a volúpia da terra,
atravessada pelas raízes!...
(...)
Ninguém compreenderá a delícia secreta
das nossas núpcias profundas.
GILKA MACHADO
««««««««««««««««««««««««
"O feminino é uma trama, ele vai se construindo, é feito e desfeito, recortado, colado, forma um painel que permite uma multiplicidade de movimentos, de leituras, de versões. Ele é surpreendente, imprevisível, aquilo que não pode ser capturado nem domesticado, ele nos desafia porque quebra uma estrutura, uma ordenação. Não há respostas para o feminino porque ele se interroga permanentemente e essa procura forma parte da sua essência."
in À PROCURA DO FEMININO - de Marisa Sanabriaed. ideias e letras

4 comentários:

Anónimo disse...

Oi, achei teu blog pelo google tá bem interessante gostei desse post. Quando der dá uma passada pelo meu blog, é sobre camisetas personalizadas, mostra passo a passo como criar uma camiseta personalizada bem maneira. Até mais.

Anónimo disse...

Ai como é bom sentir o principio feminino e amar Gaia.

É uma relação biunívoca, está dentro de cada uma e devagarinho Gaia responde, e os espiritos da floresta manifestam-se.

Sinto-os olhando as àrvores, respirando com deferência e devagar, acariciando os troncos.
Então um arrepio percorre-me a espinha e tudo está mais luminoso e comovo-me com a beleza das magnólias, das hortências num tufo branco, rosa e azul e deslumbro perante os nenúfares floridos.
Depois...
depois...como num passe de magia eis o aproximar das libelinhas, do cisne e das carpas.
E eu sussuro:

A Gaia eu canto
Rainha e Deusa
Tu és toda poderosa
E eu preciso de tão pouco

Ai como é bom sentir o principio feminino, ler o Saber da Rosa, manifestar-lhe a minha profunda gratidão e enviar-lhe
um Abraço Eterno como a Mãe.

Cristina

rosaleonor disse...

oBRIGADA cRISTINA PELAS SUAS PALAVRAS. Como verificará coloquei o seu poema a Gaia!

Há muito que não aparecia...voltaremos a falar em breve. Gostei muito do nosso almoço.

Um grande abraço

Rosa Leonor

rosaleonor disse...

Rodrigo, obrigada pelo seu comenta´rio e desejo que continue a fazer as suas camisetas com sucesso. Eu já não tenho paciênica para aprender...

abraço
rleonor