O SORRISO DE PANDORA

“Jamais reconheci e nem reconhecerei a autoridade de nenhuma pretensa divindade, de alguma autoridade robotizada, demoníaca ou evolutiva que me afronte com alguma acusação de pecadora, herege, traidora ou o que seja. Não há um só, dentre todos os viventes, a quem eu considere mais do que a mim mesma. Contudo nada existe em mim que me permita sentir-me melhor do que qualquer outro vivente. Respeito todos, mas a ninguém me submeto. Rendo-me à beleza de um simples torrão de terra, à de uma gotícula de água, à de uma flor, à de um sorriso de qualquer face, mas não me rendo a qualquer autoridade instituída pela estupidez evolutiva da hora. Enfim, nada imponho sobre os ombros alheios, mas nada permito que me seja imposto de bom grado Libertei-me do peso desses conceitos equivocados e assumi-me como agente do processo de me dignificar a mim mesma, como também a vida que me é dispensada. Procuro homenageá-la com as minhas posturas e atitudes e nada mais almejo. É tudo o que posso dizer aqueles a quem considero meus filhos e filhas da Terra. “ In O SORRISO DE PANDORA, Jan Val Ellam

quinta-feira, julho 05, 2007

HAIKU



Por que estás assim,
violeta? Que borboleta
morreu no jardim?


Guilherme de Almeida



"...os humanos gostam de se contar belas histórias. Os humanos não se amam, do mesmo modo que não amam as suas vidas frequentemente sem grande interesse por falta de coragem. Vivem como prisioneiros...dos seus medos, emoções, pulsões e chamam a isso “amor”. Então para sairem dessa angústia que tantas vezes os habita, preferem sonhar com gloriosas incarnações passadas, com vidas noutros planetas ou ainda que esta incarnação é a última de uma curta série, só para respirarem um pouco melhor sem saberem que esta ilusão os torna ainda e crescentemente mais aprisionados."(...)


ANNE GIVAUDAN, Walk-In La Femme qui changea de corps
Editions S.O.I.S., 2001
Tradução de MARIANA INVERNO

7 comentários:

Anónimo disse...

Não concordo com este texto. É certo que as pessoas, na sua grande maioria, têm vidas desinteressantes, mas se pararem de sonhar, ou deixarem de acreditar que existem outros mundos, então as suas vidas perderão todo o sentido. Eu própria acredito na vida em outros planetas. Tenho uma vida frequentemente desinteressante, pontilhada aqui e ali por episódios mais "radicais". E é assim que vou vivendo. Ah! E espero sinceramente, mas muito sinceramente, não reencarnar mais neste planeta.

Paula Marinho disse...

Diana,

não discordo completamente do q diz o texto, freqüentemente as pessoas agem assim... o desinteresse do humano pelo humano tem sido gradativo ao meu modo de ver e acredito q sonhar seja uma válvula de escape para tal. Não desacredito totalmente em vida fora da terra (até por algumas experiências pessoais), mas tb n tenho parado pra me preocupar com ela... acho q se focar mais no q anda acontecendo ao meu redor farei minha vida e a de quem convive comigo menos desinteressante, por favor entenda, n a estou criticando, o que quero dizer é que podemos fazer escolhas e tomar atitudes que modificam a nós e ao nosso meio, concordo com vc qdo diz q não devemos parar de sonhar, tb acredito nos sonhos e na possibilidade de torná-los real e acho q a dificuldade q enfrentamos para tal acaba nos tornando mais fortes para sonhar mais e mais; o que n creio q devemos fazer é nos abandonar enquanto humanos(seres coletivos), é perder a coragem de tentar e assim modificar o que parece perdido. Seria bom sim conhecer a vida em outro planeta, reencarnar em outro lugar, ou outro plano, mas agora que vivo aqui creio q devo questionar, sugerir, tentar mudar, opinar, dividir idéias, experiências, acredito q assim conseguirei quebrar essa regra desnecessária de vida desinteressante. Bjus e PAZ!

rosaleonor disse...

Diana.

Os autores do livro de que tirei o texto viagem em outros planetas e são grandes "sonhadores" de outras realidades...Eles só falam aqui das pessoas que forjam essas realidades e naõ as vivem com intensidade e verdade...e pedem-nos justamente para deixarmos de ser assim em relação aos outros planos...porque este retrato das pessoas é infelizmente bem real.
eles não nos pede para nao sonhar mas para não sonhar só com grandezas e vaidades e coisas fictícias...
Um abraço
rleonor

rosaleonor disse...

Pula:

adorei que tivesse respondido à Diana...gostava muito que houvesse mais interacção, mas não há...

Um abraço
rleonor

Paula Marinho disse...

Rosa, no q depender de mim sempre o farei, pq penso q só assim, reUNIDAS e trocando experiências e opiniões poderemos chegar a um lugar comum e concreto. Aprendo com vcs e gostaria muito de poder tb eu deixar minha contribuição seja ela qual for. Se causar alguma inquietude pra mim já valeu! Bjus

Anónimo disse...

Creio sinceramente que as pessoas não parem de sonhar nem abram mão de viver esta vida.Estamos aqui para aprendermos o que em outras existência não evoluímos.Devemos viver o aqui e o agora sem desejos e sem ansiedades.O universo conspira para que todos sejamos uno com a força divina.

Grimoire disse...

E normalmente foram todos princepes ou princesas nessas reencarnaçoes.......;o))...assim o sonho voa mais alto......<3