O SORRISO DE PANDORA

“Jamais reconheci e nem reconhecerei a autoridade de nenhuma pretensa divindade, de alguma autoridade robotizada, demoníaca ou evolutiva que me afronte com alguma acusação de pecadora, herege, traidora ou o que seja. Não há um só, dentre todos os viventes, a quem eu considere mais do que a mim mesma. Contudo nada existe em mim que me permita sentir-me melhor do que qualquer outro vivente. Respeito todos, mas a ninguém me submeto. Rendo-me à beleza de um simples torrão de terra, à de uma gotícula de água, à de uma flor, à de um sorriso de qualquer face, mas não me rendo a qualquer autoridade instituída pela estupidez evolutiva da hora. Enfim, nada imponho sobre os ombros alheios, mas nada permito que me seja imposto de bom grado Libertei-me do peso desses conceitos equivocados e assumi-me como agente do processo de me dignificar a mim mesma, como também a vida que me é dispensada. Procuro homenageá-la com as minhas posturas e atitudes e nada mais almejo. É tudo o que posso dizer aqueles a quem considero meus filhos e filhas da Terra. “ In O SORRISO DE PANDORA, Jan Val Ellam

sábado, setembro 15, 2007

O QUE NOS RESTA...

(...)

Resta esse coração queimando como um círio
Numa catedral em ruínas, essa tristeza
Diante do cotidiano; ou essa súbita alegria
Ao ouvir passos na noite que se perdem sem história…

Resta essa vontade de chorar diante da beleza
Essa cólera em face da injustiça e do mal-entendido
Essa imensa piedade de si mesmo, essa imensa
Piedade de si mesmo e de sua força inútil.

(...)

Resta esse constante esforço para caminhar dentro do labirinto
Esse eterno levantar-se depois de cada queda
Essa busca de equilíbrio no fio da navalha
Essa terrível coragem diante do grande medo, e esse medo
Infantil de ter pequenas coragens.


VINÍCIO DE MORAES

2 comentários:

Anónimo disse...

Isso do cansaço masculino do poder lá na minha casa tem outro nome... é a pura imcompetência e incapacidade de admitir, sim, que o Patriarcado errou, falhou, fudeu com tudo... e agora, que não sabe o que fazer, não sabe como "consertar" a destruição da terra, da vida... não sabe como reverter os deseqiuilíbrios que causou, não sabe perguntar o caminho, não inventou um GPS da vida, e está chegando num ponto de não retorno da destruição total, no limiar do seu desespero, ele corre pra debaixo das saias da Grande Mãe, esconde seu choro covarde de menino mau, sua angústia e seu desespero, e suplica para que a Mãe possa o ajudar, a consertar as asneiras que fez...
Como assim, deixa que as mulheres, que as deusas ressurjam... e qual a opção que eles tem? ora pois, ou i ou ai... como se diz por cá... tinha graça...
O Patriarcado não está cansado do poder, está vencido pela sua imcopetência, não tem capacidade de resolver o problema da destruição de tudo que criou, e agora foge, se esconde atras da infinita misericórdia e amor da Mãe... nem por isso se dá por vencido, nem assim admite seus erros, não, apenas se esconde pra fugir da responsabilidade, e deixar o pepino nas nossas mãos, como fazem os "homens" com as suas esposas, mães, irmãs, amigas, tias, primas, avós, chefes, subalternas, empregadas... sempre que fazem asneiras, esperam que alguma mulher surja, e resolva o problema... isso é tão comum, tão "familiar"...
Cansaço do poder... sei não... ai, que se deus fosse mesmo um pai todo poderoso e ditador, ias ver mais era chicotadas e todo requinte de crueldade num castigo eterno de fogo e enxofre...
Sorte a suas, que a Grande Mãe nada tem a ver com esses energias negativas, punitivas, vingativas...
Urge travar a barbarie, reconstruir,restaurar a vida, resplandecer amor, cultivar a boa energia, colher harmonia , saborear o prazer divino de existir...
Temos muito trabalho, nós, mulheres e deusas, sacerdotizas na reconstrução da vida, com muita luz e muita energia de luz...
E não temos é tempo de dar-lhes umas boas palmadas... E toca a trabalhar vcs meninos, que vcs tbm tem de trabalhar muito pra ajudar a Grande Mãe nessa tarefa, a ajuda de vcs tbm é importante... por hj é só... eta, que eu fico inspirada, toda vez que venho aqui... vc não quer vender seu blog em gotas nao? assim posso me automedicar com umas gotinhas de inspiração em qualquer lugar...rs... Ah, Rosa se eu fosse vc fazia uma linha esoterica Mulheres e Deusas, by RosaLeonor... incenso, essencias, gotinhas, pastel da sorte, petalas p banhos etc...rs... ia ficar rica...rs... bom dia... boa semana pra vc... quero te ver essa semana...linda... deusa bruxa...rs...

Y. disse...

"As mulheres são melhores do que os homens, nesse sentido. Não têm que saltar num bismo. As mulheres tem suas coisas próprias. Têm o seu próprio abismo. As mulheres tem a menstruação. O Nagual me disse que era a porta para elas. Durante a menstruação, elas se tornam outra coisa.(...) Mas o Nagual insistia para que as meninas prestassem atenção a tudo quantoo lhes acontecesse naquele período. Nesses dias, ele as levava às montanhas e ficava com elas até que vissem a fresta entre os mundos."Soledad, sobre o aprendizado de cenhecimento das mulhers, in O SEgundo círculo do poder de Carlos Castaneda