O SORRISO DE PANDORA

“Jamais reconheci e nem reconhecerei a autoridade de nenhuma pretensa divindade, de alguma autoridade robotizada, demoníaca ou evolutiva que me afronte com alguma acusação de pecadora, herege, traidora ou o que seja. Não há um só, dentre todos os viventes, a quem eu considere mais do que a mim mesma. Contudo nada existe em mim que me permita sentir-me melhor do que qualquer outro vivente. Respeito todos, mas a ninguém me submeto. Rendo-me à beleza de um simples torrão de terra, à de uma gotícula de água, à de uma flor, à de um sorriso de qualquer face, mas não me rendo a qualquer autoridade instituída pela estupidez evolutiva da hora. Enfim, nada imponho sobre os ombros alheios, mas nada permito que me seja imposto de bom grado Libertei-me do peso desses conceitos equivocados e assumi-me como agente do processo de me dignificar a mim mesma, como também a vida que me é dispensada. Procuro homenageá-la com as minhas posturas e atitudes e nada mais almejo. É tudo o que posso dizer aqueles a quem considero meus filhos e filhas da Terra. “ In O SORRISO DE PANDORA, Jan Val Ellam

sábado, fevereiro 02, 2008

DIA 7 DE FEVEREIRO, ÀS 20 30


PERGUNTO-ME...
SERÁ DESTA VEZ QUE NOS VAMOS ENCONTRAR TODAS?
SERÁ DESTA VEZ QUE VENCEMOS A PERGUIÇA, A DISTÂNCIA E O DESCRÉDITO?
SERÁ DESTA VEZ QUE VAMOS OLHARMO-NOS NOS OLHOS E VER QUE VALE A PENA JUNTARMO-NOS E DE VIVA VOZ, DIZERMOS O QUE SENTIMOS E O QUE PENSAMOS?

8 comentários:

MOLOI LORASAI disse...

sei que aqui não é o meu lugar, mas tenho um propósito digno de discussão:

o homem tem a ANIMA (mesmo no sentido junguiano). ANIMA é o feminino no homem. ANIMA é responsável ou ajuda na criação artística e poética do homem.
A mulher tem o ANIMUS. O que a mulher faz com o ANIMUS?
Não sei e por isto pergunto.

Anónimo disse...

Aqui é também o seu lugar, porque lugar da anima...

Quanto ao animus é no que a mulher se tornou, só...Por isso tem de resgatar a sua anima e espelhá-la ao homem para que os dois sejam Um...


rosa leonor

Lealdade Feminina disse...

Rosinha, eu não posso ir mas adoraria... aliás estou com muita vontade de falar com vc... de perto, olho no olho, como vc disse... os homens sempre se juntam por tudo e por nada, cerveja futebol bingo... mas mulher qdo é pra se juntar e a causa é nobre nunca pode nunca tem tempo... depois reclama do mundo machista... não tem jeito... pra ir pro céu tem de morrer primeiro... tem de agir meninas na vida real... tanta gente longe de vc querendo tanto uma oportunidade de falar com vc, de te conhecer... vc está desperdiçada aqui Rosa... eu sou suspeita pra falar, mas se vc estivesse no Brasil, minha amiga, sua agenda estava sempre lotada... Portugal nunca reconhece o que tem de bom, só qdo já é tarde demais... mas vc embora seja portuguesa, é universal... e fala de uma das coisas mais importantes do mundo atual... Quem não vai só perde...

Anónimo disse...

será que o tom amargo atrai as abelhas? ...

Anónimo disse...

Querida ROsa: este último comentário não é meu, como disse que ia escrever, podes julgar, mas eu que recebi de ti tanta doçura na forma de um fio com um pequeno coração q veio do Egipto, eu que conheço a amargura de ser mulher amada pela metade, que só é deusa enquanto representa os papéis que lhe querem dar, eu que sei de um mel que veio sempre dissolver essa amargura dos afins e desafins, não escrevi o comentário acima. Para que conste.
Mas a(s) mulher(es) (perigo para a metonímia) tem mesmo que encontrar a sua doçura inteira, que não seja peganhenta, melada, mas tenha o poder de dissolver, por si só, os equívocos a que cada uma se presta, nos contratos, pactos, conluios que vamos estabelecendo . velhos hábitos de fiar com roca e fuso, fiéis servidoras de Ananké.Gostamos de criar historias, hologramas , repetições, a ver se resolvemos...
Passei por aí para ver a tal capa exótica (por acaso apetecia-me uma capa exótica..) mas não estavas... abelha rainha..
Bastiht.

Anónimo disse...

Tem razão quanto a Portugal...é uma amarga experiência que não atrai ninguém, sei disso há muito tempo...Portugal é máu para quem ousa ser diferente ou ousa ser o que é...somos carneiros com muitos pastores e cães de guarda...só quando chegarmos ao coração seremos gente, mas até lá comeremos o pão que o diabo amassou. Você é brasileirra e veio cá comer um pouco dessa amar-gura ou será que passa a prova iniciação deste fim de mundo? Este país é ninho de víboras,ophiusa...Aqui mãe de santo tem de ser forte e rodar a baiana...como você faz.
Obrigada pela sua lealdade...
rosa leonor

Anónimo disse...

anónimo amargo ou com mel, não respondo...um nome, qualquer é importante...

rl

Anónimo disse...

Não estava...nem confundo nada; nunca serias anónima...hoje em vez de correr com os lobos, fui dançar com os anjos a uma praia de mar agreste e vento forte...fazer gestos para o céu e para a terra...e a minha ira acalmou, a minha resistência humana abrandou. prova de que há asas invisíveis a proteger corações amargos,dúvidas corrosivas, feridas e mágoas exteriores... mas não sei se isto não é melado. Sei que já nada me incomoda...nem a metonímia, nem as deslealdades nem os conluios nem os pactos. Tudo é Maia, tudo é Lila...memórias antigas celulares ou genéticas. Tudo faz parte do mesmo filme. Tenho só de fazer o meu papel.sem cachet...Umas vezes corro com os lobos outras danço com os anjos...beijos doces ou amargos minha amiga tudo acaba alquimicamente igual a nada...leonor e rosa e o contrário também é verdade.