O SORRISO DE PANDORA

“Jamais reconheci e nem reconhecerei a autoridade de nenhuma pretensa divindade, de alguma autoridade robotizada, demoníaca ou evolutiva que me afronte com alguma acusação de pecadora, herege, traidora ou o que seja. Não há um só, dentre todos os viventes, a quem eu considere mais do que a mim mesma. Contudo nada existe em mim que me permita sentir-me melhor do que qualquer outro vivente. Respeito todos, mas a ninguém me submeto. Rendo-me à beleza de um simples torrão de terra, à de uma gotícula de água, à de uma flor, à de um sorriso de qualquer face, mas não me rendo a qualquer autoridade instituída pela estupidez evolutiva da hora. Enfim, nada imponho sobre os ombros alheios, mas nada permito que me seja imposto de bom grado Libertei-me do peso desses conceitos equivocados e assumi-me como agente do processo de me dignificar a mim mesma, como também a vida que me é dispensada. Procuro homenageá-la com as minhas posturas e atitudes e nada mais almejo. É tudo o que posso dizer aqueles a quem considero meus filhos e filhas da Terra. “ In O SORRISO DE PANDORA, Jan Val Ellam

terça-feira, fevereiro 19, 2008

a idiotia e a felicidade...



"Como pode ser-se idiota e, ao mesmo tempo, feliz (...)

Pois explico já. A idiotia e a felicidade são ideias muito vagas, difíceis de cingir em conceitos de circulação universal, digamos. Mas, pensando melhor, acho que certa idiotia é susceptível de conferir ao idiota seu proprietário (ou seu prisioneiro) uma espécie de segurança em si própria que o levará, em determinados momentos, julgo eu, a uma beatitude muito próxima do que se pode chamar estado de felicidade (...)

Não se espante, por conseguinte, o leitor de que um qualquer idiota possa, ao mesmo tempo, ser feliz. É, até, assaz corrente. Há idiotas que se consideram inteligentíssimos, o que é uma forma muito comum de idiotia, e extraem dessa certeza alguma felicidade, aquela maneira de felicidade que consiste em uma pessoa se julgar muito superior às que a rodeiam (...)

Os idiotas, de modo geral, não fazem um mal por aí além, mas, se detêm poder e chegam a ser felizes em demasia podem tornar-se perigosos. É que um idiota, ainda por cima feliz, ainda por cima com poder, é, quase sempre, um perigo ..."

[Alexandre O'Neill, Idiotia & Felicidade, in "Uma Coisa em Forma de Assim", 1985 -]

4 comentários:

Anónimo disse...

o único extraterrestre (com ligações à Orion) actuando em Portugal é o André.
Esta francesa que diz que ascenção é permanecer no mesmo corpo só serve aos seus propósitos. Eu sou um extraterrestre que não quer saber de ascenção para nada. Aliás, cago tanto para ela, que já estou ascensionado!

Lealdade Feminina disse...

Não deu tempo de ler nada... mas eu volto aqui, claro, sempre... ainda falamos mais hoje... beijo...

Anónimo disse...

Meu caro anónimo...extra-terrestre, como eu o compreendo...Não sei se sou ou não daqui ou de outro lugar, mas enquanto neste escafandro vivo nesta gravidade que me prende ao chão. No entanto sinto que a ascenção neste plano não é mais do que a experiência de dilatação de amor no nosso coração que activa a verdadeira inteligência e desse modo podemos chamar ascenção aquilo que dentro de nós nos liberta dos limitas da matéria nem que seja por segundo, horas ou dias...os estados alterados consciêntes, a partir da plenitude de um amor universal e incondicional é a experiência de outra dimensão à qual nós humanos temos acesso e de que as religiões ou os Mestres vivos falam...quanto ao sonho de permanecermos nesse estado todo o tempo neste corpo, acho que não é possível pelas próprias leis da manifestação e da dualidade inerente à sua manuntenção que nos impedem disso, no entanto creio que podemos ter a Visão una bem ao centro e olhar os dois lados com equanimidade, impedindo a oscilação dos opostos pela nossa verticalidade qapós integrarmos os dois lados do nosso ser pelo processo alquímico. Bom talvez continue, depois..
... volte sempre, gosto mais de extra-terrestres do que francesas...Abraço rosa leonor

Anónimo disse...

Volte j. sim quando poder...abraço rosa leonor