O SORRISO DE PANDORA

“Jamais reconheci e nem reconhecerei a autoridade de nenhuma pretensa divindade, de alguma autoridade robotizada, demoníaca ou evolutiva que me afronte com alguma acusação de pecadora, herege, traidora ou o que seja. Não há um só, dentre todos os viventes, a quem eu considere mais do que a mim mesma. Contudo nada existe em mim que me permita sentir-me melhor do que qualquer outro vivente. Respeito todos, mas a ninguém me submeto. Rendo-me à beleza de um simples torrão de terra, à de uma gotícula de água, à de uma flor, à de um sorriso de qualquer face, mas não me rendo a qualquer autoridade instituída pela estupidez evolutiva da hora. Enfim, nada imponho sobre os ombros alheios, mas nada permito que me seja imposto de bom grado Libertei-me do peso desses conceitos equivocados e assumi-me como agente do processo de me dignificar a mim mesma, como também a vida que me é dispensada. Procuro homenageá-la com as minhas posturas e atitudes e nada mais almejo. É tudo o que posso dizer aqueles a quem considero meus filhos e filhas da Terra. “ In O SORRISO DE PANDORA, Jan Val Ellam

sexta-feira, março 07, 2008

amanhã celebra-se...


Portugal é o terceiro país europeu com mais mulheres nas prisões

CARLA AGUIAR LEONARDO NEGRÃO-ARQUIVO DN

Portugal é o terceiro país europeu com a maior percentagem de mulheres presas. Enquanto a média europeia de reclusas é inferior a 5% face à população prisional , Portugal tem 7%, o que equivale a um total de 914 mulheres detidas em estabelecimentos prisionais em 2006. Mais só em Espanha (7,9%) e na Holanda, que lidera este ranking com 8,8%.

Os dados constam de um estudo promovido pelo Parlamento Europeu, "A Mulher nas Prisões Europeias", a propósito do Dia Internacional da Mulher, que se celebra amanhã...
(...)
Começando por reconhecer que "uma elevada percentagem das mulheres presas foi vítima de actos de violência, abusos sexuais, maus tratos no âmbito da família e do casal", o relatório recomenda que os estabelecimentos prisionais garantam acompanhamento psicológico profissional a estas reclusas.

Assume-se igualmente que "o aumento de mulheres presas se deve, em parte, à degradação das condições económicas das mulheres".
AMANHÃ CELEBRA-SE UM DIA DE NADA...

4 comentários:

wicky disse...

OUVI ESTE COMENTARIO NA RÁDIO LOGO DE MANHÃ...

TENS TODA A RAZÃO : AMANHÃ CELEBRA-SE UM DIA DE NADA , COMO EM TODOS OS ANOS!


BASTA OLHAR À NOSSA VOLTA - MUITAS MULHERES CONTINUAM AINDA A ACEITAR SER VILENTADAS, VIOLADAS, AGREDIDAS , ABUSADAS , ETC ETC

Anónimo disse...

Querida rosa...Quanto tempo e quanta saudade de ti. Sempre venho te visitar, leio e leo seus artigos, seus pensamentos e todas as vezes vejo o quanto vc/ é importante para mim... Não desista jamais. Mesmo que não tenha comentários, acreedite, a semente esta sendo plantada. Um grande beijo com amor fraterno. Myrian (Yriana- São Paulo)

Sexta-feira, Fevereiro 29, 2008
DUAS MULHERES...

Acho que este texto é de Paulo Coelho – “Onze Minutos”.
Beijos querida.

Anónimo disse...

Wicky,
pois é, haja mais gente consciente desse facto. Um dia não nos pode contentar...mas também às vezes não sei que fazer para actuar...
Gostava que aparecesse um dia...
abraço
rosa leonor

Anónimo disse...

Myrien:

Também eu penso em si e gosto muito de ter notícias. Quando me lembro tenho imensa pena que não pudesse continuar o seu Blogue.
Desejo que tudo esteja o melhor possível consigo. Não deixe nunca de dar sinal de vida...


um grande, grande abraço
rosaleonor