O SORRISO DE PANDORA

“Jamais reconheci e nem reconhecerei a autoridade de nenhuma pretensa divindade, de alguma autoridade robotizada, demoníaca ou evolutiva que me afronte com alguma acusação de pecadora, herege, traidora ou o que seja. Não há um só, dentre todos os viventes, a quem eu considere mais do que a mim mesma. Contudo nada existe em mim que me permita sentir-me melhor do que qualquer outro vivente. Respeito todos, mas a ninguém me submeto. Rendo-me à beleza de um simples torrão de terra, à de uma gotícula de água, à de uma flor, à de um sorriso de qualquer face, mas não me rendo a qualquer autoridade instituída pela estupidez evolutiva da hora. Enfim, nada imponho sobre os ombros alheios, mas nada permito que me seja imposto de bom grado Libertei-me do peso desses conceitos equivocados e assumi-me como agente do processo de me dignificar a mim mesma, como também a vida que me é dispensada. Procuro homenageá-la com as minhas posturas e atitudes e nada mais almejo. É tudo o que posso dizer aqueles a quem considero meus filhos e filhas da Terra. “ In O SORRISO DE PANDORA, Jan Val Ellam

segunda-feira, março 03, 2008

QUAL A VERDADEIRA NATUREZA DA MULHER?




(...) "PARA EVITAR O DESASTRE, A MULHER TEM DE NOVO REENCARNAR A DEUSA
NA TERRA,
DE RECUPERAR COLECTIVAMENTE A MEMÓRIA DE QUEM É,
DE REAPRENDER A ARTE DE CURAR,
DE SE ASSUMIR DE NOVO COMO GUARDIÃ DO GRANDE ÚTERO FERIDO
QUE É A TERRA
DANDO AS MÃOS ENTRE SI PARA A TRATAR
RESTITUINDO-LHE A CAPACIDADE DE CRIAR "
(...)
IN Os Portais do Tempo
de Antónia de Sousa ed. ART-FOR-ALL


- Palavras de uma mulher abissínia...

"Como é que um homem pode saber o que é a vida de uma mulher? A vida da mulher é muito diferente da do homem. O homem é o mesmo desde o momento da sua circuncisão até o fim de seus dias. Ele é o mesmo antes de ter conhecido uma mulher pela primeira vez, e depois. Mas o dia em que a mulher goza o seu primeiro amor divide-a em duas. Ela se torna uma outra mulher nesse dia. O homem é o mesmo depois do seu primeiro amor como era antes. A mulher é, a partir do dia do seu primeiro amor, outra. Isso continua para o resto da vida. O homem passa uma noite com uma mulher e vai embora. Sua vida e seu corpo são sempre os mesmos. A mulher concebe. Como mãe, é uma outra pessoa que a mulher sem filhos. Ela traz consigo o fruto da noite por nove meses no corpo. Algo brota em sua vida que jamais a deixará. Ela é mãe. Ela é e permanecerá mãe mesmo que seu filho morra, mesmo que todos os seus filhos morram. Pois em um momento ela carregou um filho sob seu coração. E jamais volta a deixar o seu coração. Nem mesmo quando está morto. Nada disso um homem conhece; ele nada conhece. Ele não sabe a diferença entre antes do amor e depois do amor, antes da maternidade e depois da maternidade. Ele nada pode saber. Somente uma mulher pode saber e falar disso. É por isso que não aceitamos que nossos maridos nos digam o que fazer. A mulher só pode fazer uma coisa. Ela pode se respeitar. Ela deve sempre ser como a sua natureza é. Ela deve ser sempre donzela e sempre mãe. Antes de cada amor ela é donzela, depois de todo amor é mãe. Nisso se pode ver se ela é uma boa mulher ou não."




(do livro 'A Deusa Interior', de Jennifer e Roger Woolger)

2 comentários:

Lealdade Feminina disse...

Eu não concordo com alguma coisas aqui... quero um mundo onde o meu filho possa ser homem, e possa ter o seu lado feminino em paz... não acho que os homens são tão inuteis assim, apesar de tudo... vai que eu nasço homem na próxima encarnação... pode acontecer a qualquer uma... homens e mulheres precisam recuperar seu feminino perdido... somos todos uma unica energia... quer em corpos masculinos quer em corpos femininos... chega de guerra dos sexos... já bastam eles a fazê-la... Preciso aprender a ser compassiva, mesmo querendo vingança, ou apenas justiça...

Anónimo disse...

Eu sei que você tem um filho. Não é o meu caso nem na minha idade e talvez por isso deixo os homens tratarem deles porque há muito trabalho com as mulheres e em cada uma delas...eles sempre se ocuparam das mulheres e agora é tempo de cada um saber de si e por si. Não preciso nem quero mais conselhos de homens filósofos nem psicólogos e também não quero lutas nem confrontos; nem sequer estou contra os homens, como sabe, estou apenas com as mulheres. Porque só quando as mulheres poderem espelhar uma real dimensão do seu feminino os homens as respeitarão e aprenderão alguma coisa com elas... até lá e enquanto a mulher não integrar o feminino ontológico, o homem também não saberá o que é o feminino sejam as mães sejam as amantes,e viverão apenas de simulacros e batalhas vãs…

...Eu não me vou ocupar nesta vida dos homens justamente porque eu nasci mulher para me ocupar da minha totalidade e não para me perder mais neste mundo à procura de uma cara-metade que nunca existiu pois eu sou completa em mim mesma!
Na próxima vida logo se verá…
abraço rosa leonor