O SORRISO DE PANDORA

“Jamais reconheci e nem reconhecerei a autoridade de nenhuma pretensa divindade, de alguma autoridade robotizada, demoníaca ou evolutiva que me afronte com alguma acusação de pecadora, herege, traidora ou o que seja. Não há um só, dentre todos os viventes, a quem eu considere mais do que a mim mesma. Contudo nada existe em mim que me permita sentir-me melhor do que qualquer outro vivente. Respeito todos, mas a ninguém me submeto. Rendo-me à beleza de um simples torrão de terra, à de uma gotícula de água, à de uma flor, à de um sorriso de qualquer face, mas não me rendo a qualquer autoridade instituída pela estupidez evolutiva da hora. Enfim, nada imponho sobre os ombros alheios, mas nada permito que me seja imposto de bom grado Libertei-me do peso desses conceitos equivocados e assumi-me como agente do processo de me dignificar a mim mesma, como também a vida que me é dispensada. Procuro homenageá-la com as minhas posturas e atitudes e nada mais almejo. É tudo o que posso dizer aqueles a quem considero meus filhos e filhas da Terra. “ In O SORRISO DE PANDORA, Jan Val Ellam

quarta-feira, abril 16, 2008

A MULHER-MULHER

A Mulher-mulher,
não precisa da mala vermelha para nada… A MULHER AUTÊNTICA, NÃO PRECISA DE SIMULACROS!


Mas “Para uma mulher chegar ao ponto em que pode apreciar o seu prazer como mulher será certamente necessário um longo desvio pela análise dos diversos sistemas que a oprimem

"A mulher tem órgãos sexuais por todo o lado. Experimenta prazer em quase todo o lado...a geografia do seu prazer é muito mais diversificada, mais múltipla nas suas diferenças, mais complexa, mais subtil do que se imagina - num sistema imaginário centrado demasiado num único e no mesmo.

"Ela" é infinitamente outra em si mesma. Esta é concerteza a razão porque é chamada de temperamental, incompreensível, perturbadora, caprichosa - para não mencionar a sua língua, em que “ela” dispara para todo o lado, e na qual “ele” é incapaz de discernir a coerência de qualquer significado. Palavras contraditórias parecem um pouco loucas à lógica da razão, e inaudíveis para ele, que ouve os filtros prefabricados, um código preparado antecipadamente. Nas suas afirmações, pelo menos quando ousa falar, a mulher redefine-se constantemente.”

IN ESCREVER O CORPO - Anne Rosalind Jones
In Género, Identidade e Desejo, Antologia Crítica do Feminismo Moderno

"As mulheres dizem, a linguagem que falas envenena a tua glote língua palato lábios. Dizem, a linguagem que fala é feita de palavras que te estão a matar. Dizem, a linguagem que fala é feita de signos que rigorosamente falados designam aquilo que os homens se apropriaram”

IN As Guerrilheiras, Monique Wittig
Imagens: TAMARA DE LEMPICKA: A MUSA DÉCO

2 comentários:

Lealdade Feminina disse...

Eu perdi as postagens anteriores sobre o tema, mas mesmo assim posso dizer que :
Vc não é retrógrada, pelo contrário, vc vê uma sexualidade que até talvez ambicionemos ter num futuro, não sei se distante, ou muito distante... na melhor das hipóteses...
Vc vê um nível tão elevado de relacionamento, que nem sequer muitas mulheres conseguem vislumbrar a tua idéia...


Mas a sexualidade é uma experiência pessoal e intransferível, não teorias mágicas e perfeitas...


Sim, a sexualidade humana vive dias muito medíocres... fruto de um sistema patriarcal violento e massificante...

Mas tbm não podemos apenas jogar pedras a torto e a direito como se fossemos nós agora os algozes de uma outra inquisição...

Assim como o caminho para a mulher descobrir o seu feminino sagrado é uma descoberta íntima, pessoal e intransferível, a sua nova sexualidade daí decorrente tbm virá, intimamente, no tempo de cada uma... e as experiências variam de mulher para mulher...

Não haverá uma massificação de experiências e sensações, nem nenhum ponto de distribuição gratuita(ou não*) da nova sexualidade-da-mulher-com-feminino-sagrado onde faremos fila pra asceder a esse mundo novo, privilegiado...

A sexualidade é a de cada uma, na prática...

O seu alerta sobre a sexualidade de plástico e sobre outros variados aspectos da prostituição é sempre válido...

Mas deve focar a atenção contra o patriarcado, que inventou essa m++++ de sexo que temos...

Não contra as mulheres (e homens)vítimas desse sistema...

A verdade é que são poucas as pessoas que vivem uma sexualidade saudável e sagrada, se é que elas existem... a maioria, ou tod@s, vivem de alguma forma, em maior ou menos grau, contaminados pelo sexo patriarcal inventado para nos destruir...

E tudo isso é muito complicado...

Agora, que o sexo é uma energia muito poderosa, e ao mesmo tempo muuuuuuuuuuuuuuito reprimida... disso não tenho dúvida nenhuma... é sempre um assunto polêmico e com muita audiência...rs... muuuuuuuuuuuuuuuuito mal usada, mal vivida... e até quando...

longo e árduo caminho pela frente...

Lealdade Feminina disse...

Sobre a gratuidade... é uma coisa que vou falar depois...

sobre um documentário a respeito da Nova Era, New Age... onde um estudiosos do assunto relatava as características dos vários movimentos associados à Nova Era, e dizia uma coisa interessante a respeito da elitização da Nova Era... onde apenas quem tem elevado padrão cultural e financeiro pode participar e se desenvolver... ou seja... Haverá uma classe rica predominante tbm na Nova Era... pelo menos na falsa Nova Era dos Poderosos, muito ricos e famosos, os donos do poder, as bases de sustento financeiro do patriarcado, que agora vão pouco e pouco assumindo o poder tbm na Nova Era... não em todo lado, claro...
Mas fica evidente, que a Nova Era se tornou altamente elitizante e lucrativa...

E agora???