O SORRISO DE PANDORA

“Jamais reconheci e nem reconhecerei a autoridade de nenhuma pretensa divindade, de alguma autoridade robotizada, demoníaca ou evolutiva que me afronte com alguma acusação de pecadora, herege, traidora ou o que seja. Não há um só, dentre todos os viventes, a quem eu considere mais do que a mim mesma. Contudo nada existe em mim que me permita sentir-me melhor do que qualquer outro vivente. Respeito todos, mas a ninguém me submeto. Rendo-me à beleza de um simples torrão de terra, à de uma gotícula de água, à de uma flor, à de um sorriso de qualquer face, mas não me rendo a qualquer autoridade instituída pela estupidez evolutiva da hora. Enfim, nada imponho sobre os ombros alheios, mas nada permito que me seja imposto de bom grado Libertei-me do peso desses conceitos equivocados e assumi-me como agente do processo de me dignificar a mim mesma, como também a vida que me é dispensada. Procuro homenageá-la com as minhas posturas e atitudes e nada mais almejo. É tudo o que posso dizer aqueles a quem considero meus filhos e filhas da Terra. “ In O SORRISO DE PANDORA, Jan Val Ellam

terça-feira, setembro 09, 2008

A CORAGEM DE UMA MULHER...PODEROSA

"O opressor não seria tão forte se não tivesse cúmplices entre os próprios oprimidos." - Simone de Beauvoir
“Música. Cantora volta a afrontar a Igreja Católica


Digressão que passa por Lisboa no próximo dia 14 já é motivo de polémica


Madonna continua a alimentar polémicas com a Igreja Católica. Na passagem da sua presente digressão por Roma, a 'rainha da música pop' decidiu homenagear o Papa Bento XVI, dedicando-lhe a interpretação do single de sucesso de 1984, Like A Virgin. Perante 60 mil fãs, a cantora de 50 anos dirigiu-se ao público antes de começar a cantar Like A Virgin nas seguintes palavras: "Dedico esta canção ao Papa, porque eu sou uma filha de Deus. Todos vocês são filhos de Deus." Até ao momento, o Vaticano ainda não comentou esta provocação. “(…) in dn

Pessoalmente nunca gostei muito de Madonna, que me perdoem as suas fãs…mas nem a música nem o seu estilo me diz lá grande coisa. Admito que é da idade….estou fora do contexto da Pope…e nunca me interessei por cantoras ou vedetas de qualquer tipo. No entanto se escrevo isto é porque reconheço e admiro a coragem desta mulher em ser tão frontal com a Igreja, coisa que poucas mulheres e homens até hoje ousaram! O facto de ela ter aderido ao Judaísmo para mim muda muito pouco na concepção da Mulher, porque a influência judaico-cristã é que colocou a mulher no patamar de inferioridade em que ela se encontra, não pela essência quer do judaísmo quer do cristianismo mas pelo que os patriarcas e os padres fizeram dela!
Mas o que ela não disse e talvez não saiba é que ela é e nós todas/os somos é Filhas/os da Deusa, e só a Deusa Mãe e não sempre o mesmo deus pai que suprime a mãe pode fazer a diferença...
Ela desafia o Pai todo poderoso, como muitas mulheres o fazem, mas sem a Consciência do verdadeiro Feminino .

No entanto, não queria deixar passar em claro este facto relevante de ela desafiar o Pai e ter tido a ousadia de em Roma confrontar o Papa, misógino e conservadorissímo, dedicando-lhe a canção, Like a Virgin…Acho isto incrível e só por isso passei a ter alguma admiração por esta mulher…espectacular!!!

3 comentários:

Zazyel disse...

Salve Rosa!

Realmente... ela é terrível!

Creio que esta foi a resposta, bem ao seu polêmico estilo, pelo veto que o Vaticano deu a sua última turnê. Lembra?

Fora proibida de se apresentar em Roma, uma vez que Madonna fazia uma performance crucificada no palco.

Admiro sua incrível capacidade de se recriar todo o tempo, e principalmente o caráter crítico e explícito que essas últimas metamorfoses dela têm trazido em termos de afrontar a Religião, o Governo, a Guerra e todas as demais instituições patriarcais.

Beijos & rosas!

Diom disse...

Olá! estou oferecendo um selo a seu blog lá no meu "Magia do Bem". veja-o aqui: http://magiadobem.blogspot.com/2008/09/sorte-do-dia_10.html

MOLOI LORASAI disse...

POIS eu admiro Madonna desde 1986, sempre percebi a sua missão. Eu não tenho necessidade do UPTODATE;