O SORRISO DE PANDORA

“Jamais reconheci e nem reconhecerei a autoridade de nenhuma pretensa divindade, de alguma autoridade robotizada, demoníaca ou evolutiva que me afronte com alguma acusação de pecadora, herege, traidora ou o que seja. Não há um só, dentre todos os viventes, a quem eu considere mais do que a mim mesma. Contudo nada existe em mim que me permita sentir-me melhor do que qualquer outro vivente. Respeito todos, mas a ninguém me submeto. Rendo-me à beleza de um simples torrão de terra, à de uma gotícula de água, à de uma flor, à de um sorriso de qualquer face, mas não me rendo a qualquer autoridade instituída pela estupidez evolutiva da hora. Enfim, nada imponho sobre os ombros alheios, mas nada permito que me seja imposto de bom grado Libertei-me do peso desses conceitos equivocados e assumi-me como agente do processo de me dignificar a mim mesma, como também a vida que me é dispensada. Procuro homenageá-la com as minhas posturas e atitudes e nada mais almejo. É tudo o que posso dizer aqueles a quem considero meus filhos e filhas da Terra. “ In O SORRISO DE PANDORA, Jan Val Ellam

segunda-feira, setembro 15, 2008

O ANCESTREAL ÓDIO À MULHER

JAVÉ ORDENA: MALDITA SEJA A TERRA POR TUA CAUSA

“A Deusa é, já no período histórico, personificada com o mal que é preciso destruir. O episódio do pecado original no Génesis pode, como sabemos, revestir-se de vários significados. A serpente do Génesis é a representação da tentação, do mal. Eva cometeu a falta sob a influência da serpente. Mas a serpente é um símbolo da Deusa assim como a arvore se identifica com a deusa.
André Smet [7] diz-nos que Eva transgride a proibição patriarcal que é
representada por Javé: “ O pecado original da Bíblia pode ser considerado como o
primeiro acto desta longa luta de Deus Pai contra a Deusa-Mãe. Esta primeira
queda, que será seguida de muitas outras, será como todas as outras severamente
punida pelo Deus Pai. A inimizade é lançada entre a serpente e a mulher o que
significa que a mulher não terá mais o direito de honrar a deusa e de lhe
obedecer mas antes deverá lutar contra ela “.


Javé pune também a mulher precisamente naquilo que fazia a sua glória: a gravidez e a maternidade, quando lhe diz:

“ Aumentarei os sofrimentos da tua gravidez, os teus filhos hão-de nascer entre dores”. E em seguida “ procurarás com paixão a quem serás sujeita, o teu marido “. Em vez de suscitar o desejo dos homens, símbolo do culto sexual rendido à Deusa, a mulher é a eles subjugada. E por fim Javé ordena “ maldita seja a terra por tua causa “ [8].

Excerto de artigo de:
A MULHER, O DIVINO E A CRIAÇÃO
Ana Maria Mendes Moreira

3 comentários:

Unknown disse...

Gosto muito deste blog, ainda tem muita coisa pra eu ler por aqui.. seus textos são muito interessantes!

È pena que as próprias mulheres não vejam o que o mundo quer fazer conosco..

Anónimo disse...

É isso mesmo amanda...
O maior drama é as mulheres não verem,mas aos poucos nós vamos acordando patra a nossa verdade!

abraço
rosa leonor

Anónimo disse...

É isso mesmo amanda...
O maior drama é as mulheres não verem,mas aos poucos nós vamos acordando patra a nossa verdade!

abraço
rosa leonor