O SORRISO DE PANDORA

“Jamais reconheci e nem reconhecerei a autoridade de nenhuma pretensa divindade, de alguma autoridade robotizada, demoníaca ou evolutiva que me afronte com alguma acusação de pecadora, herege, traidora ou o que seja. Não há um só, dentre todos os viventes, a quem eu considere mais do que a mim mesma. Contudo nada existe em mim que me permita sentir-me melhor do que qualquer outro vivente. Respeito todos, mas a ninguém me submeto. Rendo-me à beleza de um simples torrão de terra, à de uma gotícula de água, à de uma flor, à de um sorriso de qualquer face, mas não me rendo a qualquer autoridade instituída pela estupidez evolutiva da hora. Enfim, nada imponho sobre os ombros alheios, mas nada permito que me seja imposto de bom grado Libertei-me do peso desses conceitos equivocados e assumi-me como agente do processo de me dignificar a mim mesma, como também a vida que me é dispensada. Procuro homenageá-la com as minhas posturas e atitudes e nada mais almejo. É tudo o que posso dizer aqueles a quem considero meus filhos e filhas da Terra. “ In O SORRISO DE PANDORA, Jan Val Ellam

sexta-feira, outubro 03, 2008

HOMO SAPIENS


A HISTÓRIA, OU AS PALAVRAS

Ensinavam-me e eu aprendia:

"O homo faber; o homo sapiens; o homem é um animal racional; os homens descobriram o fogo; os homens da pré-história; o homem é um animal religioso; os patriarcas; deus é pai; os faraós; o homem é um animal social; os filósofos gregos; os imperadores romanos; as eternas aspirações do homem; os guerreiros; os cavaleiros; os soldados; os marinheiros; os descobridores; os aventureiros; o homem da renascença; o homem tem sede de conhecimento; os físicos; os matemáticos; os homens lutam pela sua liberdade; os homens fazem o progresso técnico; os homens do governo; a declaração dos direitos do homem; os homens da imprensa; os homens lutam pelo poder; a exploração do homem pelo homem; milhões de homens morreram na guerra; os homens de boa vontade; a arte é uma necessidade do homem; o homem face à natureza..."

Um dia perguntei:

-ONDE ESTÃO AS MULHERES?

Esplicaram-me primeiro que as mulheres têm ficado quase sempre em casa, fazendo filhos e tricot; explicaram-me depois, com a grande paciência com que sempre fui tratada, que, quando se dizia homem, as palavras deviam ser vistas com maiúsculas, Homem, e se pretendia com isso significar “ser humano", e todas as importantes coisas com ele relacionadas.-Mas porque ficaram as mulheres em casa? E porque desaparecem elas nessa sombra linguística? - perguntei várias vezes, sem que me dessem resposta.Noutro dia, ou mais precisamente, numa tarde de sol da minha adolescência meditativa, escrevi um poema:"Eu quereria conquistar palavras..."Seguiam-se os vários fins e propósitos que eu destinava às palavras que eventualmente conquistasse.Só muito mais tarde me apareceu a estranheza da forma condicional do poema. Não me passara pela cabeça dizer "eu quero...".

Tão longínquas me pareciam as possibilidades de acção e escolha que eu remetia a minha vontade para a expressão de um devaneio.

Crescida, adulta, meu filho, pequeno, perguntou-me:

-Mãe, é verdade que são os homens que fazem tudo?A História está nos livros; mas a história das mulheres é só decifrável ao longo de cada vida.

Maria Isabel Barreno, O Espaço do Silêncio

3 comentários:

Anónimo disse...

RLP, são registos diferentes e acho anti-éticos misturá-los.
um é o do sublime. o outro o da realidade nua e crua que para o André a "ascenção" do planeta Terra implica na sua morte física (será um cadáver como Marte) e da sua cópia numa tal quinta dimensão.
São registos completamente diferentes e o fato de dizer HOMEM é irrelevante, é qualquer consideração à MULHER é sinal de elegância e diplomacia.
Quanto aos discos voadores não repetirei que apareceram no mundo concreto e não foram canalizações mistificadoras.

Anónimo disse...

SERIA EXAUSTIVO E COMPLEXO DEBATERMOS ESTAS QUESTÕES POR AQUI...

UM ABRAÇO ÉTICO E ASCENCIONAL...
COM IRONIA E... AMIZADE

ROSALEONOR

Anónimo disse...

amiga Rosa, depois da sua resposta sobre "MulherPerfeita"acho que posso lhe chamar assim.
queria maisuma ajuda. Voce sabe como é tratada em outros idiomas a Humanidade? Se essa coisa de Homem é Latina , anglo saxa, grega, semita, se está no oriente, na África?.
sabe onde eu poderia encontrar essa informaçao?
é que tenho a esperança que civilizacoes mais distantes da opreçao judaico/cristã tenham escapado dessa esparrela.

e parabens pela coerencia