O SORRISO DE PANDORA

“Jamais reconheci e nem reconhecerei a autoridade de nenhuma pretensa divindade, de alguma autoridade robotizada, demoníaca ou evolutiva que me afronte com alguma acusação de pecadora, herege, traidora ou o que seja. Não há um só, dentre todos os viventes, a quem eu considere mais do que a mim mesma. Contudo nada existe em mim que me permita sentir-me melhor do que qualquer outro vivente. Respeito todos, mas a ninguém me submeto. Rendo-me à beleza de um simples torrão de terra, à de uma gotícula de água, à de uma flor, à de um sorriso de qualquer face, mas não me rendo a qualquer autoridade instituída pela estupidez evolutiva da hora. Enfim, nada imponho sobre os ombros alheios, mas nada permito que me seja imposto de bom grado Libertei-me do peso desses conceitos equivocados e assumi-me como agente do processo de me dignificar a mim mesma, como também a vida que me é dispensada. Procuro homenageá-la com as minhas posturas e atitudes e nada mais almejo. É tudo o que posso dizer aqueles a quem considero meus filhos e filhas da Terra. “ In O SORRISO DE PANDORA, Jan Val Ellam

quinta-feira, dezembro 11, 2008

O LIVRO AINDA NÃO ESTÁ À VENDA



Tenho a maior pena mas o livro Mulheres & Deusas ainda não está nas livrarias. Só a partir de Janeiro o encontrará nas bancas...
Se estíver interessada/o e estiver por perto pode encontrá-lo no Espaço Yoga Lounge em Carcavelos. Ou pode contactar-se por email:
rleonor1@sapo.pt

**

A iNTRODUÇÃO


MULHERES & DEUSAS

Este livro, antes do mais, não é uma “obra literária”, é uma espécie de catarsis, um exorcizar de velhos padrões. É poder dizer tudo o que sinto e penso sem medo das crenças, nem das filosofias, nem dos ditames da ordem patriarcal e cultural vigente. É um grito de liberdade da mulher “sem cobro na língua”…

Este livro não era um livro à partida, nem foi concebido como tal, portanto tem textos muito repetitivos, exaustivos, às vezes obsessivos ou mesmo desordenados…
É em suma, uma antologia de pequenos textos, excertos e citações ou poemas meus e de outros autores, publicados diariamente no meu Blogue Mulheres & Deusas.
Como livro ele é composto de textos dispersos, sem nenhuma sequência que não seja a de um fio condutor interior, para o que sinto ser o eco do despertar de uma nova consciência da mulher ancestral. Procura salientar, de forma exaustiva às vezes, o ponto fulcral da cisão interna da mulher. Ele não é fruto de uma pesquisa sistemática, histórica, nem de um estudo antropológico apurado, nem se baseia sequer em estudos académicos ou outros. É o resultado de uma experiência pessoal, de leituras intensas, de sonhos, dores e delírios ao longo dos anos, mas é sobretudo um conhecimento intuitivo e visionário, a partir de uma revelação interior…

Este livro é ainda uma homenagem a todas as mulheres (e homens) que pesquisaram e estudaram sobre a questão do feminino sagrado e me deram, além da possibilidade de me re-ligar mais e mais à Consciência do Feminino primordial, a certeza de que a minha intuição estava certa, facilitando o meu caminho e a minha tarefa de dizer aquilo que SEMPRE me fez vibrar em sintonia com a Vida e a sua essência dentro de mim, a Mãe, a Deusa, a Mulher e a Terra.

Quem sabe se este dizer em corrente não é mais do que o acordar de uma memória…fruto de uma consciência primordial mais velha do que o Tempo e a História… É o irromper de memórias atávicas e ancestrais da Deusa-Mãe, sonhos e reminiscências daquela que já foi sacerdotisa, maga, curandeira, vidente e bruxa e a que toda a mulher no fundo de si mesma tem acesso…

Trata-se a meu ver da premência dessa memória a resgatar…e que pode tornar-se numa nova consciência a acordar dos confins dessa saudade íntima e profunda da Mãe Eterna, que permaneceu intacta no nosso ADN, numa linhagem ininterrupta, matrilinear, que contem as memórias da própria Terra e do Cosmos …

(CONTINUA)

Sem comentários: