O SORRISO DE PANDORA

“Jamais reconheci e nem reconhecerei a autoridade de nenhuma pretensa divindade, de alguma autoridade robotizada, demoníaca ou evolutiva que me afronte com alguma acusação de pecadora, herege, traidora ou o que seja. Não há um só, dentre todos os viventes, a quem eu considere mais do que a mim mesma. Contudo nada existe em mim que me permita sentir-me melhor do que qualquer outro vivente. Respeito todos, mas a ninguém me submeto. Rendo-me à beleza de um simples torrão de terra, à de uma gotícula de água, à de uma flor, à de um sorriso de qualquer face, mas não me rendo a qualquer autoridade instituída pela estupidez evolutiva da hora. Enfim, nada imponho sobre os ombros alheios, mas nada permito que me seja imposto de bom grado Libertei-me do peso desses conceitos equivocados e assumi-me como agente do processo de me dignificar a mim mesma, como também a vida que me é dispensada. Procuro homenageá-la com as minhas posturas e atitudes e nada mais almejo. É tudo o que posso dizer aqueles a quem considero meus filhos e filhas da Terra. “ In O SORRISO DE PANDORA, Jan Val Ellam

sexta-feira, setembro 04, 2009

QUASE AUTOBIOGRÁFICO...

HOJE FAÇO ANOS À MEIA-NOITE...

Sempre festejei mais ou menos os meus aniversários entre o dia 4 e o dia 5 de Setembro pois estou registada a 4 mas a minha irmã mais velha sempre disse que eu nasci depois da meia-noite...em fim, seja. Mas hoje eu estou sozinha em casa e vou festejar com a Lilit... É que não calhou mesmo estar com ninguém...apetecia-me estar só comigo!

Vou reflectir bem os meus 63 anos o que dá somando 6 + 3 = 9 : que equivale a nós fora...nada. A partir de hoje não tenho mais idade...fui reduzida a zero...aliás a minha idade é que dá zero. E fico contente com isso...já não terei de me preocupar com muita coisa que tanto faz as mulheres sofrer...
(Não estou ainda muito segura disso... mas a propósito da fotografia sempre a metade...não é só para esconder as rugas do pescoço...mas porque não gosto muito de publicar a minha fotografia inteira assim como se eu fosse actriz...)

Mas esta questão só vinha a propósito para anunciar que por acaso, amanhã, que é o dia propriamente em que fiz anos...vou estar no Braço da Prata com a minha amiga Isabel Ruth que faz a sua exposição de quadros e desenhos - fadas, bruxas, gnomos, bonecas e meninas encantadas, redondas, de rostos infantis e outras com ar de más...numa profusão de cores todas claras e rosas e estrelas no nariz...que pinta com a alma de menina grande que nunca evelheceu...e eu ontem já lá estive com ela e vi-a a dançar, porque ela além de actriz também foi bailarina, muito leve, leve... ou a cantar como a Piaf...em tom de brincadeira - minha deusa! que alma séria - no dizer os seus poemas do livro que também editou e lá está à venda com fotografias belíssimas dos seus verdes anos e outros filmes que fez...

O que é que a gente está lá fazer, perguntam bem...estamos a brincar e a rir até chorar...OU MUITO A SÉRIO à volta dos livros e das palavras e de muita (ou pouca) gente que por lá anda, de exposição em exposição, jovens e menos jovens...rapazes e raparigas, senhoras e senhores (sempre menos) e bebemos um rosé rosé...que nos fez morrer de rir da nossa tragédia humana!

Pronto, eu também expus o meu livro "Mulheres & Deusas", e talvez amanhã leia qualquer coisa, mas como somos muito diferentes, ou até mesmo a antítese uma da outra, o melhor é deixar a Isabel Ruth dizer tudo. No fundo, no fundo, respiramos a mesma devoção que faz com que essas diferenças desapareçam diante do esssencial que é o Milagre da Vida e é isso que verdadeiramente importa nestas coisas de Sermos ou não sermos o que somos. E até porque afinal ela sim é actriz e eu francamente sou atroz nestas coisas de público. Vão lá estar alguns amigos e amigas, espero...porque eu faço anos e é um pretexto para quem quiser aparecer e desde já estão todos convidados...

(Bem sei que quem mais gostaria de aparecer vive no Brasil...e não pode...)

Às 20h no Braço de Prata lá para os lado do Beato a caminho da expô...mais não sei dizer; vejam na Iternet ou perguntem aos mais vanguardistas que conhecem o sítio melhor que ninguém. Estão lá duas das melhores livrarias de Lisboa, digo daquelas que têm espírito e o prolongam às pessoas de maneira viva...

Vão lá ver...
rlp

16 comentários:

Anónimo disse...

eu tambem gosria de ir vela...mas como você mesma diz quem quer ir é extamente quem não vai....Gostaria de conhece la pessoalmente e creio que seria muito interessante estar com você(mulheres inteligentes são sempre interessantes) é uma pena.

Bençãos da Deusa neste seu dia especial

Gaia Lil

Anónimo disse...

Parabéns pelo seu aniversário...
E que essa alma linda, generosa, verdadeira que você tem nos acompanhe por longos tempos.
Precisamos de você sim! “menina grande que nunca envelheceu...”
Você ilumina e conforta, nos faz sorrir e chorar refletindo...; encoraja e acende as almas que estão tristes e sozinhas e nos faz mais fortes: "A DEUSA TORNA O CORPO E A VIDA SAGRADOS...”
Minha beijoca carinhosa pra você minha amiga querida e inesquecível... lá ao longe do mar.
Amo você

Myrian (Yriana)

São Paulo - Brasil

Luíza Frazão disse...

Rosa Leonor,

Os meus parabéns! Um grande abraço para si.

Luíza

MOLOI LORASAI disse...

Diz o astrólogo brasileiro André Leôncio que só depois dos sessenta anos temos a chance de começar.

MOLOI LORASAI disse...

porque antes, compulsivamente repetimos as cenas de vidas anteriores. Quem é que discorda do /
André Leôncio?

MOLOI LORASAI disse...

Por exemplo, Moloi que sempre foi mauzinho, segundo Rosa, filha de Leonor, agora começa a ser bonzinho.

Anónimo disse...

Parabéns!
Arttemia Arktos

Analu disse...

Oi Rosa, sou eu Analu, da Ártemis e da Lemniscata. Amiga, querida, estou aos poucos trazendo outros escritos para o Lem, de um outro blog que escrevi durante um tempo e do qual irei desativar. Mas, não estou aqui para te dizer isso. Estou aqui para deseja uma Revolução Solar iluminada, feliz e mágicka! Com meu carinho e admiração um abraço bem apertado e beijos!

Anna Geralda Vervloet Paim disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anna Geralda Vervloet Paim disse...

A velha sábia me espera
Completamente segura de nosso encontro.
Espera com sua paciência
Espera...dona de todo o tempo.

Ela sabe que algum dia,
Na volta da esquina,
Me olhará com seus olhos
E me deixará sua carícia morna.

Sabe bem,e não se equivoca,
Que em algum lugar,hoje não tão longe,
Caminharemos unidas
Percorrendo o caminho da mão.

Tão segura está de nosso encontro,
Que me dá vários anos de vantagem
Para que aprenda,me nutra,
Para que vivencie e a alcance.

Tem a sabedoria de mil anos,
A liberdade da natureza,
Tem a experiência de todas as mulheres
E tem toda,toda a paciência.

Me cobiçará em um abraço terno,
Com a esperança dos anos vindouros,
Me cobrirá com seu véu de espuma
Me acariciará com o amor das recordações.

Poderei esperar encontrá-la?
Eu,que corro contra o tempo?
Poderei reconhece-la quando a ver,
Ou terei que assimilar-la
Momento a momento?

Já a espero e não a temo
As vezes,até não vejo o momento
Porém,para tudo tem um espaço,
Porém,para tudo...tem um tempo.

Sandra Wasilewski
http://lunaadentro.blogspot.com/

Parabéns,continue sempre iluminando nossos caminhos,com as bênçãos da Grande Mãe!

Anónimo disse...

Pensei q era dia 3...ops errei a post... mas foi de coração... bjins...
(sem tempo pra ficar mais...)

rosaleonor disse...

A TODOS E A TODAS os meus agradecimentos e especialmente a ANALU: claro que não a esqueci - vou ver o seu blog de novo; gostei muito que tivesse aparecido!!!
Mirian,. sempre presente eu sei que você está sempre por aqui...O moloi bonzinho é mesmo agradável, mas também gosto dele quando é mauzinho...ele lá tem as suas razões!
Luiza, Gaia, Anna G. Artémia, o
Nana, a todas o meu grande abraço rosa leonor

Maria Afonso Sancho disse...

Parabens!
E veja o meu ultimo post sobre a vida eterna e imortalidade.
bj

Artur disse...

Parabéns! (um pouco atrasado:-)
Sei que não vai saber quem sou!
Cumprimentos.

rosaleonor disse...

Bom...isso quer dizer que sei quem é?...então situe-se lá...
De qualquer modo, obrigada!

rosa leonor

Artur disse...

Costumo fazer uma visita ao seu blogue, pois aproveiro para ler sobre alguns assuntos que me interessam. Só falei consigo uma vez, em Carcavelos, quando realizei umas fotografias no YL.
Cumprimentos