O SORRISO DE PANDORA

“Jamais reconheci e nem reconhecerei a autoridade de nenhuma pretensa divindade, de alguma autoridade robotizada, demoníaca ou evolutiva que me afronte com alguma acusação de pecadora, herege, traidora ou o que seja. Não há um só, dentre todos os viventes, a quem eu considere mais do que a mim mesma. Contudo nada existe em mim que me permita sentir-me melhor do que qualquer outro vivente. Respeito todos, mas a ninguém me submeto. Rendo-me à beleza de um simples torrão de terra, à de uma gotícula de água, à de uma flor, à de um sorriso de qualquer face, mas não me rendo a qualquer autoridade instituída pela estupidez evolutiva da hora. Enfim, nada imponho sobre os ombros alheios, mas nada permito que me seja imposto de bom grado Libertei-me do peso desses conceitos equivocados e assumi-me como agente do processo de me dignificar a mim mesma, como também a vida que me é dispensada. Procuro homenageá-la com as minhas posturas e atitudes e nada mais almejo. É tudo o que posso dizer aqueles a quem considero meus filhos e filhas da Terra. “ In O SORRISO DE PANDORA, Jan Val Ellam

domingo, maio 05, 2013

AS MULHERES CONTRA SI MESMAS...

 
UMA IMAGEM DE CHOQUE...MAS QUE ILUSTRA BEM A VISÃO QUE O HOMEM TEM DA MULHER...NA PUBLICIDADE  E NÃO SÓ...


 
... Fico siderada,  sim, atordoada e em choque, de ver  como as mulheres tão facilmente são as primeiras a condenarem as outras mulheres e as mães, a julga-las "más mães", castradoras e assassinas de carácter do filhinhos...cobardes etc. e obviamente as suas também, sem ver ou compreender sequer como a Mulher e a Mãe são vítimas de um Sistema secular que fez da mulher o seu "bode expiatório" e criada para todo o serviço...primeiro escrava, depois concubina, depois esposa e prostituta ou Nossa Senhora no altar...
De que Mulher, de que Mãe estão a falar as mulheres tão implacáveis e ignorantes do sofrimento das mulheres no mundo e das mães...como se algum dia as mulheres tivessem tido verdadeiramente a liberdade e a responsabilidade de acção no mundo, como se as mães alguma vez na história tenham sido amadas e respeitadas pelos maridos e pais ao ponto de terem essa dignidade e respeito e amor e por si para o poderem dar e ensinar aos filhos!

 
As mulheres e as mães...sempre divididas e casadas por obrigação ou por circunstância, por interesse ou para não ficarem solteiras e "sem homem" que tome conta delas...outras como solução para saírem de casa dos pais...e tão poucas casadas por amor e mesmo quando acontece o amor ou a paixão é sol de pouca dura... até se chegar as acusações, ao abuso, ao desprezo e ou a violência psicológica (do dominador) ou em extremo da violência doméstica...
Ou que amor têm as mulheres modernas, activas, supostamente livres e independentes, com ordenado, formadas com profissões, mas sobrecarregadas com empregos e casas e filhos e sem tempo para si e sempre a correr de um lado para o outro...para pagar  as prestações dos carros, as creches ou a televisão etc. totalmente alienadas de qualquer essência e sentido de vida verdadeiro, que não seja ganhar dinheiro ...
São as mulheres intelectuais e machistas, sempre a defenderem os homens e a enterrarem as outras mulheres,  as piores...pois a inveja do falo (logo existo)...e a sua sujeição ao pater, ao macho e ao ideal romântico as leva a renegar a sua própria condição, impede-as de ver o passado e a real condição da mulher na sociedade e no mundo...julgam-se emancipadas...livres... e não vêm que não passam de meros fragmentos de mulher, mulheres às fatias, ou aos bocados, medidas e divididas entre seios e bundas, e que não passam de estereótipos de uma MULHER e de uma Mãe que há muito os homens mataram na sociedade e na cultura patriarcal...
 

rosaleonorpedro

4 comentários:

Deolinda Blathorsarn disse...

Concordo com tudo...

Soror E.T disse...

Não desmereço quem queira seguir carreira, contanto que seja uma realização interior e não para valorizar-se. Ser transcende o ter: seja títulos, objetos ou status.

Esta imagem é triste, muito triste... O mesmo cabe para aquela frase tão difundida na internet "um homem que trata a mulher como princesa é pq ele foi educado por uma rainha".
Simplesmente PODRE!

rosaleonor disse...

É uma imagem degradante uma das tantas que a publicidade cria e faz da mulher...um objecto...

abraço Else

rl

rosaleonor disse...

É mesmo assim Deolinda...

abraço para si

rl