O SORRISO DE PANDORA

“Jamais reconheci e nem reconhecerei a autoridade de nenhuma pretensa divindade, de alguma autoridade robotizada, demoníaca ou evolutiva que me afronte com alguma acusação de pecadora, herege, traidora ou o que seja. Não há um só, dentre todos os viventes, a quem eu considere mais do que a mim mesma. Contudo nada existe em mim que me permita sentir-me melhor do que qualquer outro vivente. Respeito todos, mas a ninguém me submeto. Rendo-me à beleza de um simples torrão de terra, à de uma gotícula de água, à de uma flor, à de um sorriso de qualquer face, mas não me rendo a qualquer autoridade instituída pela estupidez evolutiva da hora. Enfim, nada imponho sobre os ombros alheios, mas nada permito que me seja imposto de bom grado Libertei-me do peso desses conceitos equivocados e assumi-me como agente do processo de me dignificar a mim mesma, como também a vida que me é dispensada. Procuro homenageá-la com as minhas posturas e atitudes e nada mais almejo. É tudo o que posso dizer aqueles a quem considero meus filhos e filhas da Terra. “ In O SORRISO DE PANDORA, Jan Val Ellam

quinta-feira, agosto 01, 2013

VIRGÍNIA WOOLF

 
 
"_ O que é uma mulher? Eu lhes asseguro, eu não sei. Não acredito que vocês saibam. Não acredito que alguém possa saber até que ela tenha se expressado em todas as artes e profissões abertas à habilidade humana.” - Virginia Woolf

- Não Virginia, com todo o respeito que você me merece, eu não acho que a mulher se saiba inteiramente depois de se ter expressado em todas as artes e profissões do mundo...Porque entretanto ela já fez isso...Sim, enquanto você partiu...e não sabemos se voltou e até estará entre nós com outro nome e outro corpo, quem sabe não é? - o que eu lhe digo pois é que nós que viemos depois, e já estamos noutro século, sabemos que a mulher depois de ter exercido todas as profissões e todas as artes, ela não só não sabe ainda QUEM É como está mais longe do que nunca da sua verdadei
ra essência...
Afinal...não era só uma questão nem de igualdade nem de direitos, sabe, nem sequer de liberdade ou de afirmação social e política - ela já é ministra veja bem e até Presidente de alguns países...- mas ela não só não sabe o que é Ser Mulher em si, como não sabe a diferença do verdadeiro feminino e por isso não se se distingue do masculino, porque ela se comporta como o homem pois o assimilou na sua arte e cultura na sua história e moral...e tornou-se ela também...egoísta, ambiciosa, opressora e prepotente,  incapaz de criar a Paz no mundo ou dar a dignidade que falta dar a Mulher e à Mãe para que as crianças tenham amor e saibam amar e respeitar a mulher...e elas mesmas sejam verdadeiramente livres e senhoras de si...
Lamento desapontá-la...
rlp

2 comentários:

Cacau Gonçalves disse...

Oi, Rosa! :-)
De um modo geral, gosto muito dos seus textos, mas em certos momentos, tenho a grata sensação de "pertencimento", pois suas palavras expressam exatamente, sem tirar nem por, o que eu penso!
Este é um desses casos!
beijo!

rosaleonor disse...

Ainda bem que sente isso...fico contente por se gerar esta simbiose...
uma abraço grande!

rleonor