O SORRISO DE PANDORA

“Jamais reconheci e nem reconhecerei a autoridade de nenhuma pretensa divindade, de alguma autoridade robotizada, demoníaca ou evolutiva que me afronte com alguma acusação de pecadora, herege, traidora ou o que seja. Não há um só, dentre todos os viventes, a quem eu considere mais do que a mim mesma. Contudo nada existe em mim que me permita sentir-me melhor do que qualquer outro vivente. Respeito todos, mas a ninguém me submeto. Rendo-me à beleza de um simples torrão de terra, à de uma gotícula de água, à de uma flor, à de um sorriso de qualquer face, mas não me rendo a qualquer autoridade instituída pela estupidez evolutiva da hora. Enfim, nada imponho sobre os ombros alheios, mas nada permito que me seja imposto de bom grado Libertei-me do peso desses conceitos equivocados e assumi-me como agente do processo de me dignificar a mim mesma, como também a vida que me é dispensada. Procuro homenageá-la com as minhas posturas e atitudes e nada mais almejo. É tudo o que posso dizer aqueles a quem considero meus filhos e filhas da Terra. “ In O SORRISO DE PANDORA, Jan Val Ellam

terça-feira, junho 07, 2016

A RELIGIÃO ORGANIZADA...



AQUILO QUE NÃO QUEREMOS OLHAR

Por Joaguim Veiga Martins


"A religião organizada, seja a muçulmana ou a católica ou outra qualquer, é um instrumento do poder m...asculino sobre as mulheres, uma forma de controlo sobre as mulheres para negar-lhes os seus direitos humanos na sociedade. A religião tem fabricado vítimas femininas ao longo dos séculos e afasta propositadamente as mulheres de qualquer papel relevante na vida espiritual das comunidades. Acho que não exagero se disser que aconteceu e acontece e continuará a acontecer uma guerra ideológica e espiritual contra as mulheres. Na religião católica é uma mulher que traz o pecado para toda a Humanidade - assim vem na Bíblia - e milhões continuam a acreditar nesta idiotice. Todas as mulheres têm de viver com o fardo do pecado original? Isso é negar-lhes a sua humanidade, é cobrar-lhes uma dívida que elas nunca fizeram. É intragável testemunhar estes crimes sem que os líderes religiosos se pronunciem. O seu silêncio é cúmplice da barbárie. Agora estão a queimar mulheres mas, quem sabe, ainda poderão vir a queimar os seus próprios líderes. A violência é cega e esfomeada e devora tudo que estiver por perto. O povo que se deixe de infantilidades porque os tempos actuais são os mais perigosos para toda a Humanidade. Não podemos permanecer indiferentes a estes crimes que acontecem diariamente."

2 comentários:

Mac disse...

Sou o autor da imagem que está a ser usada para ilustrar o flagelo religioso que pende sobre as mulheres.
Fiz-la para, com algum humor, denunciar as atrocidades que, infelizmente, são aceites naturalmente por muitos, sob a capa negra da religião. É um assunto que não deve ser tratado deforma leviana, mas o humor é também uma arma e um veículo de informação e denúncia.
Fiz também uma versão em inglês para poder denunciar este flagelo a um público internacional.
Excelente texto. Parabéns.

rosaleonor disse...

Muito obrigada pela imagem e também pelo seu comentário.

rleonor