O SORRISO DE PANDORA

“Jamais reconheci e nem reconhecerei a autoridade de nenhuma pretensa divindade, de alguma autoridade robotizada, demoníaca ou evolutiva que me afronte com alguma acusação de pecadora, herege, traidora ou o que seja. Não há um só, dentre todos os viventes, a quem eu considere mais do que a mim mesma. Contudo nada existe em mim que me permita sentir-me melhor do que qualquer outro vivente. Respeito todos, mas a ninguém me submeto. Rendo-me à beleza de um simples torrão de terra, à de uma gotícula de água, à de uma flor, à de um sorriso de qualquer face, mas não me rendo a qualquer autoridade instituída pela estupidez evolutiva da hora. Enfim, nada imponho sobre os ombros alheios, mas nada permito que me seja imposto de bom grado Libertei-me do peso desses conceitos equivocados e assumi-me como agente do processo de me dignificar a mim mesma, como também a vida que me é dispensada. Procuro homenageá-la com as minhas posturas e atitudes e nada mais almejo. É tudo o que posso dizer aqueles a quem considero meus filhos e filhas da Terra. “ In O SORRISO DE PANDORA, Jan Val Ellam

sábado, março 24, 2018

CONFLITOS PRIMÁRIOS...



O QUE É - Formação reativa: Mecanismo de defesa  
Formação reativa na Psicanálise de Freud

"Formação reativa é um mecanismo de defesa ocorre quando uma pessoa sente um desejo de fazer ou dizer algo mas diz o oposto. Formação reativa aparece como uma defesa contra uma punição social temidas. Se eu temo que serei criticado por alguma coisa, eu muito visivelmente ajo de uma forma que mostra que eu estou pessoalmente longe do caminho da posição temida.


A causa da formação reativa é quando uma pessoa procura encobrir algo inaceitável, através da adoção de uma posição oposta. Por exemplo, a pessoa gay que age como heterossexual promíscuo pode estar escondendo sua realidade de homossexual. Esta pode ser uma ocultação consciente, mas também pode ocorrer no nível subconsciente de tal forma que eles não percebem a verdadeira causa do seu comportamento. Formação reativa pode assim transformar tendências homossexuais (amor aos homens) em homofobia (ódio aos homens).

Freud chamou a compensação exagerada que pode aparecer na formação reativa de “transbordamento”, já que a pessoa percorre um mar em direção para desviar a atenção e encobrir algo indesejado na outra direção, como uma pessoa que teme a guerra torna-se um pacifista, convencendo-se de que a guerra é errada (ao invés da posição ‘covarde’ de que a guerra é assustadora).
Formação reativa vai mais longe do que a projeção de tal forma que os impulsos e pensamentos indesejados não são reconhecidos.
Padrões extremos de formação reativa são encontrados na paranoia e transtorno obsessivo-compulsivo (TOC), quando a pessoa fica presa em um ciclo de repetição de um comportamento que eles sabem (pelo menos em um nível profundo) que é de alguma forma errado.

Formação reativa é um dos mecanismos de defesa originais de Anna Freud.

Quando uma pessoa toma uma posição ou postura em algo, e especialmente se essa posição é extrema, considere a possibilidade de que seus pontos de vista reais estão atrás disto. Isto oferece-lhe duas opções de persuasão. Você pode apoiar a sua posição atual ou cuidadosamente expor como as suas tendências subjacentes são opostas (e como está tudo bem para ele admitir isso).
Para criar um padrão de formação reativa, mostre a outra pessoa que um determinado comportamento é socialmente inaceitável. Em seguida, dê o espaço e ideias para reagirem contra este padrão indesejável e criar sua própria maneira de mostrar como eles estão realmente muito longe do comportamento indesejável.

Em uma situação terapêutica, é possível ajudar uma pessoa que está disfuncionalmente formando reações contrárias, primeiramente criando um ambiente favorável onde eles podem admitir e aceitar o que está acontecendo com eles mesmos. Em seguida, apoiar a sua mudança de posição para um lugar que é mais aceitável e apropriado para eles.
Lembre-se que os mecanismos de defesa são geralmente sintomas de problemas mais profundos e enfrentá-los diretamente pode ser ineficaz ou mesmo contraproducente. Simplesmente mostrar a pessoa que a sua posição se opõe a seus verdadeiros sentimentos pode causar apenas entrincheiramento mais profundo. Antes disso, você deve primeiro trabalhar em seu conflito primário."

Sem comentários: